segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Comprar pode fazer as pessoas se sentirem mais solitárias ?

É tão booooooooooom

Comprar pode fazer as pessoas se sentirem mais solitárias, diz novo estudo                          

Há quem use as compras como uma espécie de terapia: basta uma tristeza ou decepção para estourar o limite do cartão de crédito. Essa prática, contudo, pode ser um verdadeiro tiro nos pés, pelo menos de acordo com uma nova pesquisa da University of Chicago, nos EUA. O estudo sugere que comprar para preencher vazios e impressionar outras pessoas pode aumentar ainda mais a sensação de solidão.

A pesquisa, publicada no Journal of Consumer Research, analisou 2500 consumidores durante seis anos e descobriu que enquanto a solidão contribui efetivamente para o materialismo, a relação entre esses dois sentimentos pode se tornar um verdadeiro ciclo vicioso. Definindo materialismo como a importância que as pessoas dão para adquirir posses materiais, o estudo propõe que isso pode atribular relacionamentos e aumentar a sensação negativa, algo que levaria a comprar mais produtos e por consequência se sentir mal outra vez.
Quer saber se você se encaixa nesse perfil? De acordo com os pesquisadores, a conclusão do estudo só se aplica a três tipos de materialismo: comprar como fonte de felicidade, comprar para preencher um vazio e adquirir objetos para mostrar que é bem sucedido para outras pessoas.
Por outro lado, ainda segundo os estudiosos, se você compra uma roupa porque usá-la te faz se sentir bonita e você aproveitou o momento da escolha com cuidado, essa peça pode ajuda-la a ficar mais alegre e confiante. Se a aquisição acontece porque você está triste e tentando se sentir bem, porém, o aumento do buraco emocional é quase certo. 

Nenhum comentário: